Aliança contra as fraudes telefônicas no Brasil
Despachos decisórios reforçam medidas contra fraudes em celulares
Se por um lado os celulares passaram rapidamente a fazer parte do dia a dia dos brasileiros e se tornaram indispensáveis, por outro, eles também logo passaram a ser responsáveis pelo que é hoje uma das grandes dores de cabeça dos usuários: as fraudes telefônicas. As ameaças que antes rondavam os computadores, hoje encontraram conforto nos bolsos dos usuários, representando uma ameaça não só para eles, como para empresas.
Em meio a esse cenário em que as fraudes telefônicas se mostram uma preocupação crescente no Brasil, emerge uma poderosa aliada no combate a esse problema: a tecnologia STIR/SHAKEN. Essa tecnologia com a função de autenticar as chamadas telefônicas e mitigar práticas fraudulentas está se tornando uma peça fundamental no arsenal contragolpes por telefone no país.
O cenário brasileiro das fraudes telefônicas
Dados revelam um número alarmante de fraudes por celulares no Brasil: 6 em cada 10 tentativas de fraude no Brasil são feitas pelo celular. Isso prejudica consumidores e compromete a integridade das comunicações telefônicas. Golpes que vão desde falsas promoções até esquemas mais elaborados têm impactado a confiança dos usuários nos serviços de telefonia.
De acordo com relatórios divulgados, o aumento exponencial nas fraudes motivou ações decisivas por parte das autoridades. É nesse contexto que despachos decisórios, como o de junho de 2022, o de outubro de 2022, e o de abril de 2023 ganham destaque.
Despachos Decisórios: medidas cautelares contra fraudes telefônicas
Os despachos decisórios emitidos pelas autoridades regulatórias demonstram um compromisso claro em conter as fraudes telefônicas no Brasil. No Despacho Decisório nº 160/2022/COGE/SCO, por exemplo, medidas específicas são delineadas para fortalecer a segurança das comunicações telefônicas.
Já o Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de outubro de 2022, destaca a importância da colaboração entre as operadoras de telefonia para implementar a tecnologia STIR/SHAKEN. Essa colaboração visa criar um ambiente mais hostil para fraudadores, uma vez que a autenticação das chamadas se torna mais robusta.
O Despacho Decisório nº 103/2023/COGE/SCO, de abril de 2023, complementa as ações anteriores, reforçando a necessidade de atualizações regulares nos sistemas de segurança das operadoras e aprimoramento contínuo das práticas de prevenção.
STIR/SHAKEN: a tecnologia a Segurança
No centro dessas medidas está a tecnologia STIR/SHAKEN, que atua como um escudo contra as fraudes telefônicas. Essa abordagem utiliza a autenticação de chamadas, verificando a legitimidade do chamador e atribuindo uma pontuação de confiança à chamada recebida. Dessa forma, os usuários podem ter maior confiança na autenticidade das chamadas que recebem.
A implementação bem-sucedida da tecnologia STIR/SHAKEN requer esforços coordenados entre as operadoras de telefonia, órgãos reguladores e a indústria como um todo. Os despachos decisórios evidenciam a conscientização e o compromisso das autoridades em enfrentar as fraudes telefônicas de frente, adotando tecnologias modernas para proteger os consumidores.
Um passo importante na defesa do consumidor
Conforme a tecnologia STIR/SHAKEN se consolida como uma barreira eficaz contra as fraudes telefônicas, os despachos decisórios revelam um esforço conjunto para fortalecer a segurança das comunicações no Brasil. Essas medidas cautelares, aliadas à implementação da tecnologia, não apenas desencorajam fraudadores, mas também revitalizam a confiança dos consumidores nas comunicações telefônicas. O caminho rumo a um ambiente telefônico mais seguro e confiável está sendo trilhado, destacando a importância de inovações tecnológicas e ações regulatórias em sintonia.
Receba no seu e-mail informações e conteúdos sobre soluções inteligentes para telefonia
STIR/SHAKEN no Brasil: status e perspectivas
Novas regras da Anatel endurecem combate a chamadas abusivas e fraudes telefônicas com a implementação do STIR/SHAKEN no Brasil.
SAIBA MAISAliança contra as fraudes telefônicas no Brasil
Se por um lado os celulares passaram rapidamente a fazer parte do dia a dia dos brasileiros e se tornaram indispensáveis, por outro, eles também logo passaram a ser responsáveis pelo que é hoje uma das grandes dores de cabeça dos usuários: as fraudes telefônicas. As ameaças que antes rondavam os computadores, hoje encontraram conforto nos bolsos dos usuários, representando uma ameaça não só para eles, como para empresas.
SAIBA MAIS